Uso da aprendizagem ativa e dinâmica no e-learning

0

O e-learning pode ser uma ferramenta realmente fantástica que revoluciona a sociedade em geral, e os modelos educacionais como os que conhecemos hoje em dia. De fato, o aprendizado online veio trazer a oportunidade àqueles que se distanciavam dos centros de ensino de continuarem o seu percurso escolar, sem que precisassem gastar verdadeiras fortunas em alojamento e alimentação fora das suas cidades. 

No entanto, este método de ensino carece do contato entre professor e aluno de forma ativa e dinâmica para não se perder o entusiasmo no aprendizado, principalmente no que concerne ao ensino superior. A interatividade tem de ser o ponto crucial na elaboração de cursos desta natureza, levando em conta que a investigação e trabalho autônomo são prioridade e, como não há contato direto entre as partes, é necessário um planejamento sério e efetivo das aulas. Só assim, os alunos se sentirão apoiados e motivados no decorrer do ano letivo. 

Os professores devem apoiar-se na interdisciplinaridade na hora de conceber o planejamento das suas aulas, por forma a conseguirem aperfeiçoar os resultados resultantes delas. Os alunos conseguirão se apropriar da matéria mais facilmente, para além de sentirem a real necessidade de assistir a todas as aulas, pela sua complementação. 

Além disso, os professores devem criar as suas aulas em torno de uma problemática, isto fará com que os alunos se sintam bem mais motivados e interessados e, ainda trará para as aulas online, dinamismo e interatividade entre as partes. Propor problemáticas reais, do dia-a-dia, é fundamental para que o aluno estimule o sua capacidade de resolução, de encontrar soluções estratégicas e fundamentadas para problemas da realidade. 

Trabalhos desse gênero são capazes de gerar interação, não só professor-aluno, mas também aluno-turma. Aspeto fundamental para criar laços de semelhança entre pares. O professor deve, por isso, estimular a colaboração e o diálogo criando trabalhos e discussões em grupo. 

Acima de tudo isso, o professor deve ter em mente que todo o trabalho pautado no e-learning deve assumir um comportamento sério e comprometido para com o aluno. Embora essas aulas não sejam presenciais, elas não são menos importantes do que as outras. É preciso que haja envolvimento para que os resultados sejam efetivos. 


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *