Reflexões acerca do planejamento de programas em EAD

0

A tecnologia pode contribuir de forma positiva para o aprendizado e a educação à distância (EAD) aparece como uma nova perspectiva a fim de estimular o conhecimento e conquistar um espaço no mercado. O planejamento desta modalidade educativa é fundamental para o sucesso, pois vai ser o responsável por articular e reunir pontos importantes que são essenciais como, por exemplo, a interação do aluno com a plataforma de aprendizagem, os canais de comunicação, o tipo de inovação, os custos e despesas, a forma de ensino e aprendizagem, o modo de avaliação, entre outros fatores que fazem parte da EAD.

Além disso, por meio do planejamento é possível ter uma visão global do sistema, ou seja, uma identificação dos sujeitos ativos do processo, assim como, conhecer a realidade do público alvo considerando os recursos tecnológicos existentes e a base para a construção do conhecimento desta modalidade educativa.

A educação à distância está conquistando um bom espaço no mercado e as pessoas devem estar atentas à essência e importância da tecnologia para o desenvolvimento da educação. Assim, é fundamental trabalhar para ampliar horizontes e estabelecer mudanças no conceito da EAD. O planejamento é a principal base para estimular o sucesso, a inovação e favorecer a criatividade para todos os sujeitos ativos da EAD.

Além da inovação, outras características devem ser consideradas como os custos de implantação do sistema e os materiais didáticos, que irão fornecer os conhecimentos necessários para a construção da aprendizagem. Além disso, o processo de avaliação deve ser considerado para a implantação do sistema e integrando o planejamento da EAD, incluindo fatores relacionados à elaboração, execução e controle de todo o processo.

Portanto, o planejamento da educação à distância deve ser feito de forma consistente, detalhado e com muita organização, incluindo todos os fatores que podem afetar de forma positiva ou negativa o processo, e, assim, contribuindo para construir e ampliar o conhecimento. 


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *