Por que é melhor reter ao invés de captar novos alunos?

0

Captar novos alunos em tempo de crise representa um desafio enfrentado pelas Instituições de Ensino (IE). Segundo um estudo realizado pela Associação Americana de Marketing, aliada à empresa especializada em estratégias de marketing Daemon Quest, reter um aluno tem um custo menor de 5 a 15 vezes do que captar um novo. Por isso, uma das principais estratégias é investir na manutenção dos estudantes que já fazem parte da Instituição.

Quanto maior a relação de tempo do aluno com a IE, melhor para a saúde financeira dela. Além disso, quanto mais tempo o estudante estiver na Instituição, maiores são as chances de indicá-la para o seu círculo de amigos e conhecidos e assim auxiliar a IE a captar novos estudantes. Este tipo de indicação, apoiado em “testemunhal” não necessita de investimentos de marketing, ou seja, não tem custo para a IE.

Alunos mais antigos têm uma tendência para aproveitar outros serviços que a IE oferece, devido à confiança e conhecimento que possui. Desta forma, eles poderão aproveitar cursos extracurriculares, por exemplo, porque conhecem os profissionais envolvidos (professores, coordenadores etc.), além dos modelos de ensino e aprendizagem utilizados pela escola.

A desistência de muitos estudantes, transferências ou excesso de matrículas trancadas podem pressionar a área de marketing a captar novos alunos, para repor as vagas previstas. A manutenção evita este tipo de cenário.

Para que as IE retenham os seus alunos e ampliem suas estratégias de captação de novos estudantes, é necessário também, investimentos em qualidade e capacitação de seu quadro docente e colaboradores, tecnologia, manutenção e infraestrutura. Estudantes satisfeitos auxiliam, “e muito”, no marketing da IE e de sua reputação positiva.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *