PDE interativo e o Planejamento Estratégico

0

Organizar dados, incrementar mudanças, descobrir os pontos fortes ou fracos, fazer o diagnóstico adequado fazem parte do planejamento estratégico de uma Instituição. Para auxiliar na elaboração e análise foi desenvolvido o Programa de Desenvolvimento de Escola Interativo (PDE), uma ferramenta que auxilia na elaboração do diagnóstico, sendo usado como instrumento do planejamento da gestão escolar do Sistema Integrado de Monitoramento do Ministério da Educação (Simec).

O recurso já está disponível na internet para as unidades da rede pública de ensino. O principal objetivo do PDE é incentivar e descobrir as necessidades da Instituição, sem dar fórmulas prontas, pelo contrário, estimular a discussão, fazer uma análise e refletir sobre as melhorias que devem ser feitas. A ferramenta conta com recursos que fazem a comparação dos números do censo escolar, além de fazer perguntas para a equipe, a fim de estimular a interpretação de dados, para descobrir o motivo do crescimento ou da estagnação.

O PDE é um recurso estratégico criado para encontrar melhorias, e, além disso, o MEC quer conhecer a visão das equipes gestoras que atuam no ambiente estudantil e, de acordo com os dados colhidos, fazer um levantamento e melhorar as políticas públicas.

A ferramenta atua como um guia para os gestores elaborarem um plano de ação e fazer reflexões segundo cada item estipulado pelo PDE, como os indicadores de taxas, distorção e aproveitamento, ensino e aprendizagem, gestão, comunidade escolar, infraestrutura, síntese do diagnóstico e plano geral.

Ao acessar o PDE e cadastrar os dados, a escola vai escolher o grupo de trabalho que vai conduzir a ferramenta e, assim, a equipe gestora vai poder elaborar e fazer o diagnóstico detalhado da Instituição, a fim de discutir as propostas e soluções, para vencer e encarar os desafios. Desta forma, o PDE é considerado o principal passo para a realização do planejamento estratégico, para buscar soluções e melhorias.  


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *