Métodos para aprendizado de Idiomas

0

Um método de ensino é o plano utilizado para ensinar. Nele podem estar incluídos os materiais didáticos, o tipo de abordagem e outros itens que organizem as atividades em sala de aula para conseguir ensinar aos alunos da maneira desejada.

Cada aluno possui a necessidade de um método diferente, por isso não é possível determinar qual o melhor a ser usado. Para aprendizagem de línguas, é necessário que o estudante decida o método com o qual se identifica e escolha uma escola ou professor que atendam a essa necessidade. Para isso é bom ter em mente qual o objetivo da aula.

Algumas pessoas precisam aprender mais gramática, outros preferem focar em vocabulário e fluência, portanto, é a partir dessa decisão que se escolhe o melhor método. Pesquise a escola onde deseja estudar para verificar se ela se encaixa nas suas pretensões.

Existem diversos métodos de aprender inglês, por exemplo. Os principais são: abordagens comunicativas, método de tradução gramatical, método direto, áudio-lingual, o comunicative language learning (CLL), o total physical response e outro conhecido como silente way (maneira silenciosa). Vejamos os detalhes de alguns dos métodos:

Tornar o aluno fluente na comunicação (caso das abordagens comunicativas), enquanto outros focam somente na gramática (tradução gramatical) ou deixam a língua estrangeira o mais longe possível do aluno (método direto).  Outros utilizam a memorização de estruturas (áudio-lingual). As escolas trabalham com diversos métodos, cabe ao aluno decidir qual escolher de acordo com a sua necessidade.

Após a opção pelo método e já estudando, decida como pretende aprender a gramática, adquirir vocabulário e a prática das partes da língua. Também pense no tipo de avaliação que procura, algumas escolas utilizam avaliação tradicional por meio de provas mensais, bimestrais, trimestrais ou semestrais, já outras preferem a avaliação continuada que acontece durante todo o curso.

Considere essas dicas e seja bem-vindo  ao mundo dos idiomas!


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *