Investindo na construção e gestão de marcas

0

Uma das coisas mais importantes para qualquer empresa é construir e consolidar uma marca para um público específico. E quando se trata de uma instituição de ensino, a construção da identidade deve ser ainda mais cuidadosa, pois o produto final da empresa é a educação de seus clientes. Uma instituição de ensino que quer agregar valor e crescer no mercado, não pode economizar na satisfação de seus clientes.

Se a sua instituição é nova no mercado, os clientes devem enxergá-la como uma opção melhor do que as já existentes até então. Um corpo docente especializado e com disponibilidade para atendimentos extras e o uso das novas tecnologias nas aulas são um atrativo a mais para sua instituição. Se possível for, deixe com que o cliente conheça o ambiente escolar antes de se decidir pela matrícula. Uma aula experimental sem custos pode ser o diferencial para um novo aluno, que conhecerá mais a fundo como a instituição funciona. Disponibilizar as ementas de cada disciplina e sua carga horária, além do histórico profissional dos professores, também pode fazer com que o aluno opte pela sua instituição, fortalecendo ainda mais sua marca.

Agora, se você já possui uma marca no mercado, não deve deixar de investir em marketing. Não é porque a marca está consolidada que os cuidados devem ser menores. Ofereça todas as vantagens citadas acima para os candidatos a novos alunos, e acrescente também um acompanhamento dos ex-alunos. Estes podem ser uma ferramenta a mais para a manutenção de sua marca no mercado. Além do fator sentimental, que todo aluno possui com a instituição de ensino em que se formou, há a possibilidade de ex-alunos, voltarem a ser alunos, seja para fazer um segundo curso, ou mesmo uma pós-graduação.

A promoção pela instituição de ensino de ações com caráter social e de voluntariado que envolvam os estudantes, tem uma excelente receptividade pelo mercado e contribui para o reforço da imagem da instituição. Ações da instituição de ensino que estimulem os alunos a  darem depoimentos positivos da mesma em meios de comunicação ou junto à comunidade (redes sociais por exemplo), também são ótimos mecanismos de reforço de imagem positiva.

Por último, é necessário que toda a equipe escolar esteja envolvida, para que a marca da instituição seja consolidada e mantida no mercado. Reuniões constantes para traçar novas metas e uma boa equipe de marketing são essenciais para a caminhada da empresa.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *