Instituições de Ensino gerenciando metas e objetivos através do BSC

0

Num treinamento sobre o BSC – Balanced Scorecard ou Painel de Controle, um professor usou um exemplo muito claro sobre o uso de tal ferramenta: “imagine que você é dono de uma empresa muito importante e irá ficar por um ano na lua. O BSC serve para que os principais números da empresa possam estar previstos e controlados numa única folha, seja planilha ou sistema”.

Preconizado por Robert Kaplan, um dos papas da gestão contemporânea, o BSC difundiu-se e hoje é a ferramenta de controle de metas e objetivos mais usada no Brasil e no Mundo. Kaplan partiu de uma lógica simples mas eficiente: todos os indicadores essenciais podem ser planejados e controlados a partir de quatro dimensões ou grupos: a Ótica do Cliente, Financeira, dos Processos Internos e do Aprendizado e Crescimento.

Indagado sobre o uso do BSC em Instituições de Ensino, o Professor, Escritor e Consultor Gerson L. Gantzel é taxativo: “não só é possível como já usei e orientei o uso tanto em colégios, como em faculdades”. Ele completa informando que “num colégio centenário para o qual prestei consultoria, especificamente, o BSC foi uma das ferramentas vitais para que aquela IE pudesse sair do regime de concordada e quadriplicar seu faturamento, lucro, satisfação e outros indicadores. Tudo foi previsto, planejado e controlado”.

Gerson lembra que o setor de educação, além de ser fortemente afetado pelos efeitos da atual crise econômica, ainda é impactado pelo atingimento do estágio de maturidade no qual não apenas é necessária a gestão dos indicadores e metas de cunho acadêmico ou pedagógico, mas também se torna cada vez mais vital o bom gerenciamento do negócio, com atenção a questões como marketing, vendas, administração e finanças.

Veja a seguir um modelo genérico de BSC para Instituições de Ensino:

Há variações sobre quais os indicadores mais adequados, sua aplicação, a personalização para cada IE, mas não há dúvidas sobre a aplicabilidade e contribuição do método para o processo de planejamento e gestão educacional.

Nos próximos artigos e newsletter serão abordados detalhamentos sobre indicadores, bem como o modo de seu preparo e uso. Acompanhe.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *