Gestão Educacional: Uma questão paradigmática – resenha

0

A Matheus Soluções, empresa especializada em Sistemas de Gestão Acadêmica, lhe traz a resenha de um dos principais livros da área

Sobre a autora

Heloísa Lück é doutora em educação, formada pela Universidade de Colúmbia, localizada em Nova York. Possui, também, curso de pós-doutorado em pesquisa e ensino superior, através da George Washington University, localizada em Washigton D.C. Atualmente ocupa o cargo de diretora educacional do Cedhab (Centro do Desenvolvimento Humano Aplicado), onde atua como conferencista, consultora e professora em cursos que formam profissionais de educação para os sistemas municipal e estadual de ensino. Seu foco de pesquisa é a gestão, planejamento e avaliação do ensino.

Sobre o livro

Nesse livro, a autora mostra como a gestão escolar é complexa e o quanto é pouco discutida pelos profissionais de educação. A autora traz discussões sobre a falta de profissionais qualificados nas redes de ensino e relata casos sobre gestão e administração educacional. A sua proposta é fazer um elo entre as pessoas e a escola e promover avanços na área da educação. A princípio, a autora fala sobre a gestão com foco na qualidade de ensino, buscando nos mostrar a diferença entre administração e gestão educacional. Após mostrar essas diferenças, a autora faz uma análise da situação precária da educação, em que limites são constantemente impostos. A autora critica essa postura e afirma que esses limites precisam ser superados. Segundo ela, esses limites devem ser substituídos por um conceito maior, que englobe todas as demandas que os processos educacionais exigem.

O livro faz parte da série “Cadernos de Gestão” e é voltada para o Gestor escolar que deseja refletir sobre a sua prática diária. Também é indicado para profissionais da área da educação que tem o objetivo de aprofundar seus conhecimentos sobre gestão escolar e aumentar sua competência profissional. Como conta com relatos da própria autora, é uma excelente fonte de aprendizado, com experiências reais e variadas.

Ficha técnica do livro

Título: Gestão educacional: uma questão paradigmática.

Autora: LÜCK, Heloísa.

9. Edição

Local:Petrópolis, RJ

Editora: Vozes, 2011

Número de páginas: 116

Tipo de capa: Brochura

Divisão do livro: Uma apresentação, introdução e quatro capítulos.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *