Gestão do tempo pode ajudar a economizar em sua escola

0

Quando se ouve a frase “colocar a vida em ordem”, nada mais pensamos a não ser em organização. E essa é a palavra chave para uma boa gestão de tempo, seja no trabalho ou na vida pessoal. Planejar, priorizar e organizar, definindo as metas e objetivos, favorece um bom desenvolvimento no trabalho e auxilia a empregar o tempo de forma adequada.

Tudo o que engloba a estrutura da instituição de ensino está diretamente ligado à gestão de tempo, porém, é de responsabilidade de cada um administrá-lo para cumprir as atividades designadas a sua função. Quem delega uma tarefa espera que ela seja cumprida no prazo determinado. Por isso, há a necessidade de organização do tempo em todos os setores.

 A ineficiência da gestão do tempo na instituição de ensino interfere, inclusive, na motivação dos professores em sala de aula. Uma boa administração das atividades pode ser utilizada de forma ampla para gerir todos os funcionários da escola.

Reuniões só devem ser marcadas se extremamente necessárias e, devem ser curtas e programadas com antecedência. Escolher o assunto, dia e horário de forma antecipada para que cada profissional possa se planejar, minimiza as ausências e prioriza o que realmente deve ser discutido. Saiba cada tópico e planeje cada encontro. Reuniões mal planejadas ou desorganizadas perdem o foco e não atingem os objetivos inicialmente desejados. Encontros com os pais também devem ser administrados de forma efetiva e adequada, agendados antecipadamente, em horário acessível ou de acordo com a disponibilidade, em caso de reunião individual.

Desperdício de locomoção e tempo pode surgir quando não há comunicação e preparo no momento de organizar a grade de horários. O responsável deve ficar atento à distribuição das aulas e elaborar esse quadro de uma forma que o mesmo professor não precise retornar à escola durante a semana toda, apenas para lecionar uma ou duas aulas em cada turma.

Em sala de aula, um mau planejamento do tempo pode resultar no atraso das demais aulas e, até mesmo, de conteúdo. Se o professor preparou um trabalho em grupo com duração de 10 minutos, precisa acompanhar com rigidez a determinação para que possa dar continuidade ao plano de aula. Outro problema capaz desperdiçar o tempo é a interrupção das aulas pelos mais variados motivos, fazendo com que, muitas vezes, o conteúdo planejado fique pendente para outra ocasião. 

Estabelecer metas para direcionar ações diminui a perda de tempo. Planejamento e trabalho de equipe são fundamentais para organizar a gestão de tempo; Identificar o problema é o primeiro passo para otimizar o tempo empregado nas atividades, entretanto, para a obtenção de bons resultados, é necessário que haja organização e disciplina. 


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *