Ensino híbrido (blended learning): um mix entre presencial e online

0

O avanço da tecnologia é algo que não pode ser ignorado em nenhuma atividade. E na área da educação, claro, não poderia ser diferente. O estilo engessado de salas de aula vem dando lugar a um novo conceito educacional: o ensino híbrido, ou em inglês, o blended learning. Tal forma de ensino consiste em juntar o estilo tradicional com a aprendizagem através de vias tecnológicas.

A nova proposta de ensino promove uma mudança no papel desempenhado por alunos e professores, de forma que permite maior interação, colaboração e envolvimento com as plataformas digitais. Assim, o ensino híbrido pede uma reformulação nas estratégias de ensino, de forma a impactar na reorganização do espaço escolar, na elaboração do plano pedagógico e, até mesmo, na gestão do tempo na escola.

No Brasil, o sistema híbrido de ensino tem sido muito utilizado sob a forma de lab rotation (rotação de laboratórios), ou seja, o conteúdo é ensinado ao aluno alternando a sala de aula com laboratórios de informática, sempre de forma complementar.

Assim, o aluno tem um primeiro contato acerca do tema de forma digital, online, e, depois, vai para a sala de aula aprofundar o tema com o professor e os companheiros de classe. Dessa forma, o estudante passa a ser o objeto principal do processo de aprendizagem, não o professor, já que o próprio aluno tem mais chances de aprender da forma que melhor funciona para ele.

Com isso, o professor passa de figura central para uma espécie de mentor, com a incumbência de, em vez de transmitir todo o conhecimento, guiar o aluno durante o processo. Outro ponto positivo é que a aprendizagem se torna um método individualizado, respeitando as competências e as dificuldades de cada aluno, pois são eles que ditam o ritmo de sua aprendizagem.

Em sintonia com as mudanças e tendências do segmento do ensino, a Matheus Soluções disponibiliza o SISTEMA MATHEUS EAD – ENSINO A DISTÂNCIA, uma solução para o modelo de ensino a distância, dotado de completo ferramental tecnológico, desde a matrícula, gestão financeira, disponibilização de conteúdos, avaliações, fóruns e vídeos. Sistema estruturado com plataforma LMS – Learning Management System, que possibilita completo acompanhamento e gestão do desempenho acadêmico do aluno.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *