Dia Mundial da Alfabetização

0

A Matheus Soluções celebra o Dia Mundial da Alfabetização!

No dia 8 de setembro celebra-se o Dia Mundial da Alfabetização. Uma sociedade que sabe não apenas ler e escrever, mas compreender e saber ter argumentações críticas sobre o assunto tende a apresentar melhores índices de desenvolvimento. Entretanto, o Brasil está longe desta realidade, pois, segundo o INAF (Instituto Paulo Montenegro e Ação Educativa), uma pesquisa realizada entre o ano de 2011 e 2012, indicou que o índice de analfabetismo funcional não melhorou os níveis de alfabetização da sociedade, apesar do acesso às escolas ter sido melhorado.

Estes dados do INAF demonstram como ainda está presente na sociedade brasileira o analfabetismo funcional, ou seja, a pessoa até sabe ler e escrever, mas não consegue ter um bom entendimento sobre o assunto. Desta forma, não consegue compreender e entender a mensagem que está sendo transmitida.

A data, 8 de setembro, foi criada pela Organizações das Nações Unidas (ONU) e também pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1967. Desta forma, uma das principais finalidades da criação da data é estimular a alfabetização em todos os países do mundo, a fim de melhorar o desenvolvimento da sociedade. As pessoas precisam aprender não somente a ler e a escrever, mas compreender o assunto e saber questionar e argumentar com motivações coerentes.

Uma sociedade que sabe ler e escrever, que tem um bom índice de alfabetização, sabe gerenciar e tomar decisões, além de ter uma boa qualidade de vida. Uma população alfabetizada tende a alterar os rumos da sociedade, por que ela será capaz de realmente avaliar o que é bom ou ruim, e neste contexto fazer as mudanças necessárias para que tenha melhorias.

Muitos países estão investindo esforços com a alfabetização. De acordo com a ONU, 84% dos países estão procurando alfabetizar a população. Entretanto, esse mesmo estudo aponta que, 721 milhões de pessoas em todo o mundo não sabem ler, escrever ou fazer contas, além de, aproximadamente, 250 milhões crianças serem consideradas analfabetas funcionais.

Crédito da foto: Woodleywonderworks


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *