Dia do Diretor de Escola

0

Não são apenas os professores que têm um dia só para eles – os diretores de escolas também têm uma data em sua homenagem. No Brasil, o dia do diretor de escola é comemorado no dia 18 de outubro. No Estado de São Paulo, por exemplo, há uma legislação específica: a lei nº 10.927 do dia 11 de outubro de 2001.

Em alguns Estados brasileiros, no entanto, o dia do diretor escolar é comemorado no dia 12 de novembro, são eles: Maranhão, Pernambuco e Paraná.

O diretor de escola é o profissional responsável por gerir os recursos e administrar as decisões do ambiente escolar. Esse profissional é de extrema importância para que um bom ambiente de trabalho, ensino e aprendizagem seja construído. Ao lado do professor, constitui chave primordial para o ensino.

Independentemente do dia escolhido para homenagear esse profissional, é importante que cada vez mais pessoas saibam da data e possam prestar a sua homenagem a essa peça fundamental na gestão escolar. O diretor tem uma responsabilidade tão grande que uma simples tomada de decisão errada pode colocar em risco todo um ano letivo. Por ser de tão grande importância, somente profissionais da educação,com uma larga experiência na área de ensino, podem bem conduzir os rumos de uma instituição de ensino, quer seja pública ou privada .

Antigamente, a figura do diretor escolar era a de uma pessoa inacessível e sempre com muitos compromissos, mas essa realidade vem aos poucos mudando, pois, esses gestores perceberam a importância de estar em contato constante com a comunidade escolar, a fim de perceber as reais necessidades desta.

É importantíssimo que esse profissional se sinta respeitado e acolhido pela comunidade escolar para que tenha a liberdade de interagir com pais, alunos e responsáveis, criando assim uma equipe que possa trabalhar em conjunto para o sucesso da instituição escolar.

DIRETORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO –  PARABÉNS PELO SEU DIA!


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *