Como envolver o corpo docente com a instituição de ensino

0

Um dos desafios da educação é envolver os docentes nas diversas atividades referentes ao bom funcionamento da instituição de ensino – IE. Com frequência, estes profissionais pouco ou às vezes nada sabem sobre a visão, a missão e os objetivos da própria instituição de ensino em que lecionam.

Mas a culpa, muitas das vezes, não é dos professores, mas da própria instituição de ensino, que por acreditar que esses profissionais estão muito atarefados com as atribuições de sala de aula, não poderiam contribuir de forma efetiva para as tomadas de decisão da instituição. Por acreditar nisso, a instituição acaba por reduzir o papel do docente na construção dos valores e objetivos da IE, acreditando que as suas funções são exclusivamente as de sala de aula.

A verdade é que, ao atribuir aos docentes o papel de somente “repassar conhecimentos”, os gestores escolares acabam por desprezar um valioso canal de comunicação entre a IE e seus clientes (alunos). Os docentes estão em constante contato com o principal foco da instituição: o aluno. Em um contato diário, ouvindo as suas histórias, insatisfações e sugestões, os professores podem (e devem) atuar como uma importante ponte entre os alunos e a gestão da IE. Além disso, os próprios professores, com suas vivências diárias e todo o conhecimento adquirido, podem ser parceiros no planejamento estratégico da IE, dando valiosas contribuições para melhorias, muitas vezes captadas em sala de aula.

O envolvimento do corpo docente nos assuntos da Instituição de Ensino

Ao incentivar o corpo docente a contribuir com questões referentes aos diferentes aspectos da IE (metodologias, didáticas de ensino, planos de ensino, fidelização, programas de qualidade, etc.), criam-se parceiros estratégicos e vínculos importantes entre o corpo docente e a instituição. É preciso, porém, que a prática da colaboração dos docentes nos processos de melhorias da IE seja um prazer e não uma obrigação. Incentivá-los a participar desses processos de mudanças e melhorias da IE é também uma forma de valorizar o seu quadro docente. É importante fazer com que o docente se sinta parte da IE e corresponsável pelos resultados alcançados pela mesma.

Para que os professores sejam estimulados a participar ativamente nos processos de melhorias da IE, é necessário que possuam acesso às informações e compartilhem da construção dos valores, missão e objetivos da instituição de ensino. Ao trabalhar dessa forma, a instituição estará atuando de forma colaborativa, fazendo com que todo o ambiente escolar trabalhe de forma integrada e o mais importante, que o corpo discente e responsáveis, percebam essa integração e unidade.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *