Como desenvolver o Projeto Político-Pedagógico (PPP)

0

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Instituição de Ensino define as metas e medidas que serão tomadas pelos diretores, corpo docente e demais colaboradores para que a Instituição atenda aos objetivos de seu mercado e público alvo. É de extrema importância para a boa gestão do ambiente educacional, principalmente se o atual projeto não está mais funcionando e precisa de revisão. Confira algumas dicas para facilitar a elaboração e divulgação do PPP:

– Defina os marcos iniciais. É necessário saber quais as expectativas da gestão escolar e do mercado de atuação da escola, para que assim os objetivos sejam postos em pauta.

– É necessário fazer um estudo sobre o mercado de atuação escolar que deve apresentar as características sociais, econômicas e culturais da população que vive no local. Isso fará com que a instituição educacional se comunique melhor com o seu público alvo.

– Os recursos devem ser avaliados para que sejam utilizados de forma plena e correta. O estudo dos recursos vai desde a infraestrutura da escola até o material didático disponível.

– O conteúdo escolar deve ser formulado. As formas de ensino, avaliação e metas devem ser colocadas no projeto, de acordo com os cursos que serão ministrados pela Instituição.

– Tendo todos os estudos como base, as diretrizes práticas devem ser definidas. A partir do momento em que os objetivos estiverem fixados, devem ser postos em prática.

– É importante ter em mente que um Projeto Político Pedagógico nem sempre precisará de mudanças drásticas. As revisões e modificações devem ser feitas caso ele não esteja mais atendendo às necessidades do público alvo da escola, do planejamento estratégico, quando os objetivos estabelecidos já foram alcançados ou na verificação de alterações no contexto escolar.

– Durante as reuniões pedagógicas com professores, colaboradores, alunos e pais de alunos, devem ser anotadas as sugestões respectivas, para que posteriormente sejam adicionadas ao projeto e atendidas de acordo com a possibilidade.

– A linguagem utilizada no documento que pauta o projeto deve ser simples. É importante que ele seja acessível para todos os envolvidos, uma vez que sua proposta é totalmente democrática.

– Além da cópia impressa, é essencial preservar o documento sob a forma eletrônica. Assim, em caso de alterações, ele poderá ser facilmente editado.

– Uma boa forma de manter todos cientes do projeto, é deixar uma cópia do documento, em local de fácil acesso, para os professores e colaboradores e comunidade escolar que, desta forma, poderão consultá-lo sempre que desejarem.

O PPP é muito importante para a Instituição de Ensino e é preciso que esteja atualizado com informações corretas e completas para que se torne um guia a ser seguido, principalmente nas tomadas de decisões. 


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *