Como agregar valor à sua instituição de ensino

0

Criar valor para a sua instituição de ensino vai muito além de vender um produto para um cliente, pois neste caso o cliente é um aluno, que está não só à procura de melhores preços, mas também de qualidade de ensino e boa estrutura.

O processo para a criação de valor para a instituição de ensino leva em conta alguns fatores que visam à obtenção de resultados positivos nas suas transações financeiras, que se baseiam na oferta de produtos e prestação de serviços ao cliente. No caso das instituições de ensino, os produtos são os cursos presenciais e online; a prestação de serviços é o próprio ensino. Mas como agregar valor à essa prestação de serviço tão específica?

Um modelo de gestão baseado no valor (GBV) dá principal ênfase aos colaboradores da empresa, os chamados stakeholders. São eles:

  • Os colaboradores: a própria equipe da empresa, pessoas que são treinadas para diversas áreas da empresa. Essa equipe precisa ser criativa e ter sua capacidade estimulada, para identificar as oportunidades de criar valor para a instituição de ensino, além de acessar possíveis problemas e procurar as soluções convenientes;
  • Os clientes: a empresa precisa conhecer o que valoriza o cliente para que este perceba o verdadeiro valor de fazer negócios com ela;
  • A comunidade: deve se orgulhar de amparar a empresa na localidade;
  • Os investidores: como resultado de todos os itens anteriores, investidores serão atraídos por considerar que a empresa é uma boa opção para aplicar seu capital.

É importante que todos os colaboradores trabalhem em conjunto, para que a estrutura da instituição de ensino tenha bons resultados. Todas as competências e habilidades dos gestores devem estar integradas e ser compartilhadas com essas partes interessadas, para que ao final, o principal foco, o cliente (ou aluno), possa ter um serviço diferenciado e que atenda a todas as suas necessidades, promovendo assim o sucesso da instituição.

O processo de geração de valor

Já sabemos que os stakeholders são parte essencial e que deve ser valorizada para a geração de valor para a instituição de ensino, porém como esse processo funciona?

O processo empresarial clássico de geração de valor está baseado em duas etapas:

  • os produtos e serviços são produzidos e vendidos, criando assim valor para a empresa;
  • os custos do capital empregado no empreendimento são cobertos pela geração de valor.

Como estamos trabalhando com empresas de serviços voltadas para as áreas educacionais, algumas variáveis são completamente diferentes das encontradas em outras empresas. A cadeia de valor encontrada nas instituições de ensino é formada por ativos intangíveis, muitas vezes estratégicos, e pelo valor dado pelo aluno, mantenedor ou acionista.

Em resumo, como estamos tratando de educação, não podemos falar apenas de valores financeiros. Outras qualidades devem ser geradas e procuradas pela instituição de ensino.

Para conseguir agregar o valor necessário para a retenção e a satisfação dos alunos, a instituição de ensino deve procurar fazer com que o aluno enxergue que ela possui a capacidade de ofertar qualidade de ensino, que é seu maior ativo, e também possuir controle administrativo. Caso o aluno perceba que a instituição de ensino não oferta os valores que deseja, pode facilmente a trocar por uma concorrente com os valores que deseja.

É preciso que a instituição de ensino mostre um diferencial em relação às concorrentes, com ofertas melhores e fazendo com que o próprio cliente sinta-se diferenciado por contratar seus serviços. Investir em profissionais qualificados, gestão escolar diferenciada e voltada aos interesses do aluno pode ser um bom caminho.

O foco da instituição deve ser bem claro: o aluno. Criar formas de gestão que privilegiem suas necessidades farão com que as instituições tenham um grande retorno, com crescimento e atração de novos investidores e acionistas. A chave para agregar valor, então, está numa boa relação entre todos os colaboradores da empresa e na boa geração de seu produto final: o ensino.

Para fazer tudo isso funcionar, um bom software de gestão acadêmica é imprescindível. Contate a Matheus Soluções. Nós podemos ajudar a sua instituição de ensino.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *