Captação, retenção e fidelização de alunos – software

0

Você sabe o que é CRM escolar? A sigla significa Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com o Consumidor). Basicamente, o que este software faz é te ajudar na captação, retenção e manutenção (ou fidelização), e está completamente ligado com a gestão de relacionamento com o cliente das instituições de ensino superior. É basicamente um software que automatiza as principais rotinas de marketing com os potenciais alunos, de relacionamento com os alunos já matriculados na instituição de ensino e a fidelização da marca da instituição, para os alunos já formados. Veja como o sistema funciona em cada etapa:

Captação

Existem instituições de ensino, que apesar de investir em campanhas publicitárias diversificadas não conseguem medir sua efetividade para captar novos alunos nem mesmo estabelecer um relacionamento de confiança com os clientes em potencial. É para estas instituições que o sistema de captação existe.

Ele oferece um sistema de captação de alunos fácil. Um processo automatizado que possibilita uma maior capitação de alunos, colaborando com o timing da empresa.Com o uso do software é possível agendar telefonemas para os alunos em potencial, disparar sms de lembretes para aqueles que estão em processo de matrícula, e criar uma ficha de inscrição dinâmica e facilitada, para ajudar o aluno em sua matrícula.

O software de captação é uma verdadeira ferramenta de geração de lucros para a instituição de ensino e é capaz de derrubar grande parte das barreiras na captação de alunos.

Retenção

Os motivos para a evasão de alunos são os mais variados e nem sempre estão ligados com o desempenho acadêmico. Dificuldades financeiras, difícil acesso a instituição de ensino ou insatisfação com o ensino podem ser motivadores para que o aluno se afaste da sala de aula.

A ferramenta de monitoramento funciona como um verdadeiro “espião” das redes sociais. Ela irá coletar todas as informações dos alunos irá e através de uma combinação de resultados, ajudará o gestor escolar a prever quem serão os possíveis alunos a evadir.

E não para por aí. Logo após fazer o levantamento dos alunos que poderão evadir, o aplicativo de Retenção de Alunos disparará alguns gatilhos que ajudarão nas medidas necessárias para evitar a evasão destes alunos em cada caso:

  • Baixo rendimento- contato com professores e orientadores, para ajudar a vencer suas dificuldades
  • Dificuldades financeiras- encaminhados aos programas de financiamento da instituição
  • Dificuldades de deslocamento- postos em contato com grupos com dificuldades semelhantes, para juntos chegarem a alternativas para seu problema.
  • Insatisfação com o ensino – convidados para reuniões com professores e coordenadores para demonstrar sua insatisfação e ouvir as medidas que serão tomadas para melhorar o cenário na instituição.

A plataforma conta ainda com um registro, onde ficam guardadas todas as interações feitas com os alunos, e cada vez que uma nova interação com o mesmo aluno for necessária,  o sistema disponibilizará facilmente o histórico do aluno.

Manutenção ou fidelização do aluno

Após a formatura, os alunos costumam se afastar da instituição de ensino. O desafio do sistema de manutenção é fazer com que o vínculo emocional entre os dois seja mantido que esse ex-aluno se torne um parceiro da instituição, um porta voz da marca, que leve seu nome para outros potenciais alunos, colaborando para o crescimento da instituição.

Além disso, o sistema monitora a vida profissional dos ex-alunos, como forma de mostrar aos alunos atuais e potenciais alunos, o que a instituição pode acrescentar na vida do estudante.

O sistema monitora também as necessidades dos ex-alunos, para que a instituição possa oferecer cursos de pós-graduação voltados para as suas necessidades, tornando os ex-alunos em potenciais alunos novamente.

Assim como o sistema de retenção, o sistema de manutenção também gera um histórico de todas as interações com os clientes, que pode ser acessado facilmente sempre que necessário.

Precisa de um software que lhe ajude nisso? A Matheus Soluções tem. Entre em contato conosco.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *