A origem do Dia do Professor

0

No dia 15 de outubro é comemorado o dia do professor. Você sabe como esta data comemorativa surgiu?

No ano de 1827, o então imperador do Brasil, Pedro I, baixou um decreto em que criava o Ensino Elementar no Brasil. Dentre outros conteúdos importantes, como a descentralização do ensino, e as matérias básicas que deveriam ser lecionadas, o documento tratava dos direitos dos professores. Mas, embora o decreto tenha sido um marco importante, somente dez anos após a sua publicação houve a primeira comemoração voltada exclusivamente aos professores.

Na época, os períodos do segundo semestre eram longos, indo de junho a dezembro, sem paradas. Quatro professores do Ginásio Caetano de Campos (Conhecido como "Caetaninho"), sugeriram um dia de parada para evitar o cansaço. O professor Salomão Becker, sugeriu então que o encontro fosse no dia 15 de outubro, pois em sua cidade, Piracicaba, professores e alunos se confraternizavam nessa data, trazendo de casa doces para a festa. A sugestão foi prontamente aceita e, durante a sua realização, Becker ficou também famoso pela afirmação: "Professor é profissão. Educador é missão". A ideia estaria lançada, e a comemoração passou a ser anual, primeiro se espalhando pela cidade, e em seguida pelo país nos outros anos.

Pelo decreto federal nº 52.682 do dia 14 de outubro de 1963, a data foi oficialmente incluída no calendário de feriados do Brasil. No decreto são previstas solenidades em homenagem aos professores.

Atualmente, nem todas as instituições de ensino fazem comemorações específicas para o dia do mestre. Alguns preferem o dia para descansar junto aos seus familiares e tomar um merecido fôlego para retomar as atividades de final de ano, que sempre são cansativas para esse profissional.

Mais do que homenagem, esses profissionais merecem respeito e valorização, pois são estes que formam todos os diferentes tipos de profissionais do país. Investir na valorização do professor é investir em uma formação de qualidade para esta e para as próximas gerações.

A Matheus Soluções parabeniza todos os professores que fazem da Educação o seu mais importante tesouro, levando o seu conhecimento e as suas experiências a milhões de estudantes em todo o Brasil.


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *