A captação de alunos é eficiente em sua Instituição de Ensino?

0

Em tempos modernos, é raro que os pais ou os próprios alunos apenas tenham conhecimento da Instituição de Ensino (IE) por indicação ou pelos comentários ouvidos. A internet é um dos maiores meios de pesquisa, por isso é necessário que se tenha um bom planejamento de marketing com todas as informações necessárias para conquistar o público desejado.

Com a alta competividade do mercado, apostar num diferencial é mais que necessário para sair na frente dos concorrentes e captar cada vez mais estudantes para sua escola.  A captação de alunos deve ser feita de forma estratégica pela IE, a fim de evitar desperdícios de recursos e tempo.

É preciso ter em mente que marketing não é só propaganda, mas todo um processo de utilização adequada das mais diversas ferramentas estratégicas para identificar as necessidades do cliente e agregar valor a sua marca. Portanto, desenvolver um bom planejamento de marketing com as principais metodologias do mercado e buscar ações, a fim de alcançar os resultados, é essencial para conseguir chamar a atenção e conquistar novos educandos.

Desta forma, as campanhas de marketing devem ser realizadas com base no planejamento e direcionadas ao público específico.  Isso reduz os custos e concentra os esforços na captação de novos estudantes. Fornecer informações sobre a escola, métodos e outros assuntos de interesse de forma clara e objetiva é muito importante. Em caso de utilização de redes sociais, conteúdo é fundamental. Precisa ser assertivo, ter qualidade e pautado de acordo com o objetivo que se quer alcançar a fim de despertar o interesse do estudante pela instituição.

A integração entre os setores também é essencial no processo de captação. Os departamentos devem estar alinhados com o mesmo objetivo. Assim, sabendo usar as ferramentas necessárias e os recursos adequados com foco e objetividade, a captação de alunos pela IE pode ser feita de forma eficiente.

O principal é ter em mente que a educação não é um apenas um produto, é a base da formação do cidadão. E é nesse quesito que muitas estratégias falham, pois tratam a campanha como se fosse apenas a venda da imagem institucional. Mais que captar novos alunos é necessário também manter os antigos, dessa maneira, é ideal que o planejamento seja direcionado também aos alunos da própria instituição. 


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *