7 lições das Melhores Faculdades do Brasil

0

Quando falamos sobre as melhores Instituições de Ensino Superior – IES, encontramos vários rankings nacionais e internacionais que elegem aquelas que seriam as melhores, com diferentes critérios de pontuação. Na maioria destes rankings estão presentes a FGV, IME, ITA, PUC-RJ, diversas Universidades Federais (ABC, BA, CE, FLU, MG, PE, PR, RJ, RGS, SC, SM, SCAR…), UNESP, UNIFESP, UNICAMP, USP, UNB e algumas outras.

Mas afinal, o que estas IES têm em comum?

Veja a seguir algumas das práticas que as diferenciam ou que costumam fazê-las ser melhor avaliadas e garantir melhores resultados no processo de ensino:

  • Possuem planos de desenvolvimento e melhorias de qualidade contínua, com comitês ou equipes constituídas formalmente;
  • Investem na qualificação do corpo docente, contando com Mestres e Doutores na maioria dos casos;
  • Incentivam, investem e promovem a Pesquisa;
  • Apoiam e investem na publicação de artigos, livros e outras peças acadêmicas;
  • Determinam elevado nível nos TCC's – Trabalhos de Conclusão de Curso;
  • Costumam ter processos seletivos mais rigorosos, normalmente contando com um contingente maior de candidatos. Em alguns casos, preservam vagas em aberto quando os candidatos não atendem aos seus requisitos mínimos;
  • Possuem sistemas de avaliação com grau de exigência alto, além de possuírem regimentos que contemplam um grande número de comportamentos e atitudes esperados por parte dos discentes.

É possível, portanto, integrar esta seleta lista e obter com isto as suas benesses. Mas é preciso muito planejamento, trabalho árduo, anos de investimento e criar uma “fórmula” que integre de forma eficaz e eficiente os melhores professores aos melhores alunos.

Mas é praticamente impossível obter esses resultados sem apoio de ferramentas de Sistemas de Gestão Acadêmica. TODAS as IES acima listadas adotam esse tipo de software. Com isto, além de contarem com históricos da vida acadêmica dos seus alunos, integram todos os seus dados, permitem total interação entre a comunidade acadêmica (direção, coordenação, professores, alunos, etc.), disponibilizam um leque de informações que vão desde os arquivos das aulas, gestão de notas obtidas, aulas à distância, sem contar toda a parte administrativa, de secretaria, finanças, demonstrativos de resultados, plataforma de relacionamento e muito mais.

Para conhecer em detalhes, acesse: www.matheussolucoes.com


Deixar uma Resposta

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *